Modelo de Gestão e Transparência

Somos um grupo de voluntárias, dedicadas ao desenvolvimento e gestão do Portal Diálogos e movidas por nossa experiência profissional e nosso desejo de compartilhar objetivos de vida coletiva no território em que vivemos. Nosso modelo de gestão tem como foco a cooperação intersetorial, o compartilhamento de experiências interdisciplinares e transdisciplinares, a colaboração mútua e a busca de alianças e parcerias para a efetividade das ações. Não há hierarquia no exercício das atividades entre as partes, mas sim a divisão de responsabilidades compartilhadas. 

Nossos processos de decisão estão assentados na busca de coerência entre nossas crenças e valores pessoais e os princípios acordados para o desenvolvimento do Portal. Somos autônomos no pensar e agir, mas ao trabalharmos cooperativamente buscamos o consenso e o conforto no processo de tomada de decisão. 

Temos um compromisso com as diferentes percepções, mas defendemos a confiança no coletivo. Somos perceptivos às tensões internas e externas, portanto, estamos em constante processo de adaptação ao ambiente.

Por que adotar a governança em redes?

Com o intuito de disseminar informações relevantes sobre território, sociedade e orçamento na RMBH, adotamos a estratégia de mobilização em rede. Acreditamos que a gestão em rede colaborativa permitirá a participação ativa de diferentes atores sociais, tanto coletivos quanto institucionais, a fim de somar forças para a reconstrução do município de Brumadinho.

A geração e a disseminação de informações relevantes visam o desenvolvimento local, a troca de saberes e o empoderamento dos cidadãos para acompanhamento e influência sobre as ações governamentais e os projetos das organizações sociais no território.

Consideramos a qualidade e a confiabilidade das informações fatores essenciais para as práticas sociais e para a construção da realidade social.

Quem somos e quem são nossos parceiros?

No que diz respeito ao modelo de governança central, o projeto está ancorado em dois Observatórios Sociais — o Observatório Social de Brumadinho e o Observatório Social de Belo Horizonte — e uma instituição internacional, a Internet sem Fronteiras — Brasil. Tais organizações compõem a estrutura de nosso modelo de gestão em sistema colaborativo e compartilhado.

Outro ponto relevante nessa rede colaborativa são as Instituições de Ensino Superior, por meio de cooperação técnica entre diferentes centros, universidades e faculdades. Neste projeto piloto, contamos com as parcerias da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Projeto Polos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Apresentamos abaixo a estrutura colaborativa de gestão do Portal.

Contamos com uma coordenação executiva e com 5 lideranças temáticas. Ao mesmo tempo, agimos como moderadores sintonizados com os propósitos definidos para os processos coletivos de tomada de decisão.

Equipe técnica

Equipe técnica

O projeto tem como meta de longo prazo disponibilizar informações dentro da área de atuação da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) de Minas Gerais, composta por 34 municípios, nos termos da legislação em vigor em setembro de 2020. Em sua fase inicial, pretende atuar em Brumadinho e em Belo Horizonte. Depois será avaliada a possibilidade de expansão do projeto para demais municípios da RMBH.

O projeto se estrutura em 4 (quatro) grandes áreas temáticas:

Públicos de Interesse

Transparência e prestação de contas

O Observatório Social de Brumadinho (CNPJ 28.101.886/0001-89) detém a responsabilidade administrativa, financeira e jurídica por todos os atos do Projeto Diálogos. Ao cobrar transparência dos gestores públicos e das empresas, na interface com a esfera pública, entendemos que é de fundamental importância prestar contas de nossas ações à sociedade. 

Portanto, traremos para o Portal  links com a prestação de contas do OSBrumadinho, que abrangerá, de forma detalhada e especificada, os documentos relativos à gestão do Portal.