Sumário – Orçamento 2022

Além de disponibilizar o Painel Orçamentário, o Observatório Social de Brumadinho, visando trazer mais elementos para a compreensão do uso do dinheiro público no município, busca a cooperação de especialistas para responder perguntas sobre a execução orçamentária que recebe de contribuintes do Município. Clique nos links abaixo para acessar respostas referentes ao Orçamento 2022 elaboradas por Mariza Nunes (*).

Clique em cada link abaixo para acessar as respostas.

LINKS

1. O que você sabe do Orçamento do Município em 2022?

2. Como foi o comportamento efetivo das Receitas em 2022?

3. Qual foi o comportamento das Despesas em 2022?

4. Quais as fontes de recursos que financiam as políticas públicas de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura em Brumadinho e como está estruturado o gasto em cada política pública?

5. Os gastos de Brumadinho com educação e saúde atendem as exigências constitucionais? E em termos per capita, como fica o município em relação a outros municípios mineiros?

6. Qual a significação do dinheiro da Mineração no orçamento de Brumadinho? Qual está sendo a destinação desses recursos?

7. Como o orçamento para as políticas públicas de Brumadinho foi afetado pela ruptura das barragens da Vale no do Córrego do Feijão?

8. Em Brumadinho existe renúncia fiscal? Se sim, em que medida essa renúncia impacta a receita municipal?

9. Quais fontes de recursos estão transferindo recursos para a empresa pública constituída no município?

______________________________________________________________________________


SOBRE A AUTORA

Mariza Nunes

(*) Graduada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, Brasil. Especialista em Controle Externo da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo/PUC Minas, Belo Horizonte/MG, Brasil. Especialista em Contabilidade e Finanças Públicas da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo/PUC Minas, Belo Horizonte. Especialista em Contabilidade Pública da Fundação Getúlio Vargas, Belo Horizonte. Servidora do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais entre outubro de 1992 e fevereiro de 2023. Atividades: Inspeções Ordinárias (2 anos) e Extraordinárias (16 anos) – DCEM. Participação no desenvolvimento do SICOM (4 anos) – Sistema Informatizado de Contas dos Municípios; Análise de dados e informações estratégicas no SURICATO (entre 2015 e 2020). Desenvolvimento do Projeto Receitas Municipais e Fiscalizações de Acompanhamento da Receita entre 2016 e fevereiro de 2023.

Outros posts